segunda-feira, 24 de março de 2014

Ogum Já



E uma das qualidades mais polêmicas é Ogun Já, ou Ogun Ajá, Aquele que come cão. O próprio nome já diz um pouco sobre o porquê da discussão. Algumas itãns nos contam que ele seria filho de Yemonjá e Oxaguiã, desde cedo demonstrava temperamento forte e explosivo e na África é oferecido a esse orixá o cão como sacrifício, porém devemos entender que é o cão selvagem, que apesar de ser da família do nosso cão domestico, não é a mesma coisa e não critico quem fique horrorizado com isso, afinal o “cãozinho” é o animal de estimação mais comum no Brasil, alias em quase todos os países de origem européia. E cultura é cultura, não podemos discutir isso.

Existe dois pontos de vista sobre essa questão, muitos zeladores, dizem que não devemos iniciar ninguém nesse orixá, pois não temos material para fazê-lo, e que isso acarreta uma espécie de cobrança dessa energia, pois quando invocamos um determinado orixá, devemos ter ciência de como ele é cultuado originalmente, nisso eu concordo, porém se pensarmos por esse ponto de vista, não iniciariamos ninguém, pois como você inicia alguém de Yemonjá, sem a água do rio Ogun? Ou alguém de Xangô sem um otá de Oyó? É complicado quando falamos desse assunto, hoje temos como comprar produtos importados da África, mas e a trinta anos? Como eram feitas. Mas continuando falando sobre Ogun Já, sua cor é o azul e o verde, que representação o ferro e o mariwó. Seu espaço é caracterizado pelas estradas de terra estreitas e retas e tem relações estreitas com Oxaguiã Ajagunã.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Montagem que fiz em homenagem aos Orixas



















“ORAÇÃO PARA FECHAR O CORPO CONTRA INIMIGOS

 São Cipriano

   Oração das sete forças do credo—
Salvo estou,salvo estarei,salvo entrei,salvo sairei,são e salvo como entrou nosso Senhor Jesus Cristo no Rio Jordão com S.João Baptista.
Na protecção de São Cipriano eu entro,com a chave do senhor São Pedro eu me tranco.
A São Cipriano eu me entrego,com as três palavras do credo Deus me fecha.
Deus na frente,paz na guia,que Deus seja minha companhia,o Divino Espírito Santo ilumine os meus caminhos,me livrando de todo o mal e inimigos que possam se opor no meu caminho,que as sete forças do credo fechem o meu corpo. São Cipriano é a minha trindade para sempre.
Amém.



Oração para fechamento e protecção do corpo

Chagas abertas, sagrado coração todo amor e bondade, o sangue do meu Senhor Jesus Cristo, no meu corpo se derrame.
Hoje e sempre eu andarei vestido e armado com as armas de S. Jorge, para que os meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem em pensamento possam me fazer mal.
As armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão quando ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo me proteja com o poder de sua santa e divina Graça. Virgem Maria de Nazaré me cubra com o seu sagrado e divino manto, protegendo?me em todas as minhas dores e aflições.
Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja o meu defensor contra as maldades e perseguição dos meus inimigos.
Ó Glorioso S. Jorge, em nome de Maria de Nazaré, em nome da falange do divino Espírito Santo, proteja?me com o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo?me com a sua força e a sua grandeza, do poder dos meus inimigos carnais e espirituais e de todas as suas más influências; e debaixo das patas do seu fiel cavalo, os meus inimigos fiquem humildes e submissos a Vós sem se atreverem a ter um olhar sequer, que me possa prejudicar.
Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do divino Espírito Santo.

Rezar um Pai Nosso e uma Avé Maria.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Ogum Já.


Ajá ou como é conhecido Ogun Já, é um orixa distinto, que no Brasil foi introduzido ao culto de Ogun. Já é um grande guerreiro Funfun, ou seja, branco, suas historias narra que seria irmão de Jágun e Ajágunon, seria o irmão do meio entre eles.
Sua personalidade é extremamente combativa, é bruto e observador, jamais perdeu uma batalha junto com seus irmãos, ele imponhou medo e gloria por onde passavam. Já não aceita mentiras e castiga severamente quem mente, pois foi através de uma mentira que Já se separou de seus irmãos, ao se separarem, Já foi para as terras de Ire, onde é conceituado o culto a Ogun, em Ire aprendeu como se vestir e comer como Ogun, porem sua carne predileta é de cachorro, razão pela qual o fez ser chamado de Ogun Já ou Ogun Je Ajá, que significa Ogun dos cães ou Ogun que come cães, em seu templo na África, nas festas de Ogun é cortado sete cachorros e oferecido nos pés do ibá de Ogun Já em homenagem e agradecimento pelo axé que ele oferece.
Já é cultuado nas terras de Ire, mas sua origem é das terras de Ekiti, onde até hoje existe um templo a Jagun e Já, Ajágunon esta separado a esses templos na África devido a sociedade ao culto de Ejigbo, nas terras de Oxogyan, onde conquistou e ganhou seu espaço. Já veste branco, pois é um Funfun assim como Jagun e Ajagunon, com pequenos detalhes de azul - marinho e verde escuro, tem total ligação com Yemanjá, pois é um de seus filhos mais mimado por ela, com Ayrá e Oxalá, pois é através de Ayrá que Já, Jágun e Ajágunon se alimentam, segundo narra suas lendas, esses três irmãos são obrigado devido a um favor que Ayrá prestou a eles.
Já é guerreiro, severo, caçador, sanguinário e indomável, dizem que sua força é equivalente a uma pancada de uma locomotiva e sua raiva é disposta ao choque de duas espadas, senhor dos caminhos assim como Ogun, e determina o que vai ou não vai ser feito em certos aspectos, sua postura é de um guerreiro valente que não teme a nada e a ninguem, venceu até a propria morte, e se proclamou um senhor da guerra, seu extinto é denominador, seleciona e determina muito bem o que deve fazer, se vai dar certo ou não, pois Já não aceita erros e nem falhas, um minimo erro ele se enfurece e da ataques de espadas cegamente, sendo acalmado somente por Yemanjá.
Já não é Ogun, porem no Brasil se tornou uma das qualidades desse orixá, devido ao culto citado acima, em Ire, na cidade de Ogun, e seus aspectos gerais de guerreiro, caçador e senhor dos caminhos. Tem passagens com seu irmão Ínle, pois foi Odé Ínle que o ensinou a caçar, fatos que mostram como é importante a ligação entre esses orixas, pois assim como Já, Jágun e Ajágunon, Ínle no Brasil se tornou uma qualidade de Oxóssi, tendo seu culto na cidade de Ilobú, junto a Erinle e Oxossi Ibualamo.
Fato, Já é no entanto, impulsivo e controlador, tendo seu comportamento de uma certa forma denominado machista, e no seu templo na Africa poucas mulheres entram e participam, sendo somente permitidas as mulheres que cozinham e arrumar o templo de Ajá na Africa, mas deixando bem claro, isso só na Africa.
Ninguém jamais diz a Já o que ele deve fazer, ele decide e ele que determina, come azeite de oliva e inhame, mas não aceita feijão preto.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Vejo a vida como um livro, onde somos capazes de escrever cada capítulo como quiser, tudo só depende de nos. Tenho sonhos, na qual é o que me incentiva a viver, tenho conquistas e derrotas, mas sei que sou capaz de superar tudo, pois a vida sempre há seus altos e baixos. Já amei pessoas que me decepcionaram, já decepcionei pessoas que amaram, mas sempre há um modo de consertar tudo. Descobri que a única pessoa que realmente devemos confiar, somos nós mesmos. E se há alguém no mundo em que mais devemos amar, também somos nós mesmos. Não sei se vou ser a mesmo por toda a vida, e nem sei dizer o que irá acontecer no amanhã. Só quero mesmo é viver intensamente, esquecendo as tristezas e apenas lembrando dos momentos felizes que a vida nos proporciona. Não me importo com pessoas que não gostam da minha pessoa, e nem vou me rebaixar a isso. Só preciso valorizar quem me valoriza!

quarta-feira, 12 de março de 2014



FOLHAS E ERVAS DOS ORIXÁS.

 

 


OXALÁ
Levante
Erva Cidreira
Alecrim, Hortelã
Boldo, – algodoeeiro
- colônia, – girassol
- funcho
- malva cheirosa
 
 YEMANJA
 
Unha de vaca
fls de Lágrimas de Nossa Senhora
Mastruço, Chapéu de couro
Jasmim, anis
- erva de Santa Luzia - pata de vaca, – hortelã
- alfazema, – lavanda

OGUM
 
Flecha de Ogum,
Erva de Bicho (Folha de Jurupitã)
- vence tudo – abre caminho
-aroeira, -pinhão roxo
- carqueja, – pata de vaca
- agrião, -losna, -jatobá
- espada de São Jorge


OXOSSI

- carapiá ou contra erva
- salgueiro chorão
- jurema, – eucalipto
-alecrim do campo
- guiné caboclo, – samambaia
- pariparoba, – alfavaca


XANGO
 
Café (Folhas)
Mangueira (Folhas)
Erva de São João
- alfavaca roxa
- flamboyant, – manjerona
- hortelã, – levante
- cipó mil-homens
- mentrasto, nega mina
 
 OMULU OU OBALUAIÊ
 
- alfavaca roxa
- agapanto lilás
- babosa
- fruta de pomba
- mostarda, – mamona
- gervão, – velame
- canela de velho
 
IANSÃ

- amor agarradinho
- bambu, – dormideira
- romã, – espada de Iansã
- louro, – manjericão
pitangueira, – alfazema

OXUM

- alfavaca, – arnica
- calêndula,  camomila
- erva cidreira
- ipê amarelo, – gengibre, rosa branca e amarela
 
NANà
 
- alfavaca, – assa peixe
- erva cidreira
- cipreste, – avenca
- manacá, – quaresmeira
- pinhão roxo
- crisântemos roxos
- oriri

PRETOS VELHOS
 
Guiné
Eucalipto
Arruda
- manjerona
- pinhão roxo

 
FALANGE DAS CRIANÇAS
 
 Amoreira, Alfazema
- groselheira
- hortelã
- rosa branca
- alecrim, – laranjeira
- manjericão
- sálvia
 
 
EXU
 
Mamona, carqueja,
picão preto, unha de gato, arruda, comigo ninguém pode, beladona, cactus, cana de açúcar, mangueira, pimenta da costa, urtiga
pinhão roxo,  chorão
 
  •  Alecrim 
  •  
  • Pertence a Oxalá. Entra em qualquer obrigação de cabeça dos filhos de qualquer orixá. Bastante emprego nos rituais de defumação, banho de descarrego. É parte indispensável do ‘abo’. Eficiente destruidor de larvas astrais. O Chá é empregado para combater tosses e bronquites com sucesso.
  •  
  • Arruda 
  •  
  •  – Planta de odor bem forte que pertence a Oxóssi e Exu. Muita usada contra maus fluídos, inveja, olho-grande, e para benzimentos. A variedade do orixá Oxóssi, com folhas miúdas; aplica-se nos bori, lavagem de contas (guias), e banhos de limpeza ou descarrego. O uso medicinal é contra verminoses e reumatismo em chás, e o sumo aplica-se para reduzir feridas.

Bambú
  • – Pertence a Yansã e Egun. Muito aplicada como enfeite nas casas de Egun nas festas. Poderoso defumador contra larvas astrais, fazendo mistura com palha ou bagaço de cana. Excelente banho contra perseguição de obsessores ou maus espíritos. Na medicina popular é utilizado nas diarréias e pertubações do estomago.
  •  
  • Camomila 
  •  
  •  – Pertence a Oxalá e Oxum. Aplicação em banhos de descarrego e no “abo”. Na medicina popular tem larga utilização em chás reguladores dos intestinos; estimula o apetite.
  •  
  • Cana-de-Açúcar 
  •  
  •  – Pertence a Exú. Planta muito importante nos rituais. Seja o bagaço ou o produto, o açúcar, são amplamente utilizadas em defumações para melhoria das condições financeiras, misturando com pó de café virgem, cravo-da-índia, e canela em pó.
  •  
  • Girassol 
  •  
  • – Pertence a Oxalá. Utiliza-se em qualquer obrigação de cabeça, no ‘abo’ e banhos de descarrego. Tem muito prestígio em defumações pois é poderoso anulador de fluidos negativos edestruidora de larvas astrais. Nas defumações usa-se as folhas e nos banhos colocam-se também as pétalas colhidas antes do nascer do sol.
  •  
  • Romã 
  •   
  • Erva Sagrada pertencente a Yansã. As folhas são utilizadas em banhos de descarrego. A medicina popular emprega o cozimento das cascas dos frutos para o combate de vermes e o mesmo cozimento para gargarejos nas inflamações de garganta e da boca.
  •  
  •  
  •  
  •  

ORIXÁS E SUAS ERVAS.

Oxalá:  

Tapete de Oxalá (boldo), algodão, arnica da horta, alecrim, folhas e ramos de palmeiras, folhas de laranjeira, hortelã, erva cidreira, rama de leite, malva branca, saião branco, folha da costa, rosa branca, louro, manjerona, manacá, macaça, erva doce;

Oxossi: 

Alfavaca do campo, jureminha, caiçara, arruda, abre caminho, malva rosa, capeba, peregum, taioba, sabugueiro, jurema, capim limão, acácia, cipó caboclo, goiabeira, erva de passarinho, guaco, guiné, malva do campo, são gonçalinho, Louro, cabelo de milho, eucalipto, manjericão, samambaia;

Ogum: 

 Espada de São Jorge, crista de galo, folhas de mangueira, Taioba, Cipó chumbo, Palmeira de dendezeiro (Mariwo), abre caminho, alfavaquinha, arnica, aroeira, capim limão, carqueja, dandá da costa, erva tostão, eucalipto, jaboticabeira, losna, pau rosa, peregum, porangaba, são gonçalinho, jatobá;

Xangô: 

 Folha da costa, matamba, betis cheiroso, levante, folha de fogo, cerejeira, figueira branca, amoreira, ameixeira, espada de Santa Bárbara, Comigo ninguém pode, cipó mil homens, folhas de café, folha de manga, Guiné, arruda, limoeiro, umbaúba, vence demanda, urucum, pessegueira, pau pereira, para raio, noz moscada, nega mina, mutamba, mulungu, manjericão, malva cheirosa, jaqueira, folha da fortuna, folha da costa, fedegoso, erva tostão, erva de são 
João, cavalinha;

Iemanjá: 

 Jarrinha, Rama de leite, cana do brejo, betis cheiroso, algas marinhas, alfavaquinha,flores branca de qualquer espécie, aguapé, camélia, folha da costa, jasmim, lagrima de nossa senhora, macaça, malva branca, taioba branca;

Oxum:

  Folha de vintém, folha da fortuna, malva, dracena, rama de leite, malva rosa, narciso, flores de tonalidade amarela, lírios de toda espécie, margaridas, flor de maio, amor perfeito, madressilva, quioco, oriri, mutamba, melissa, macaça, ipê amarelo, folha da costa, erva de santa Maria, erva de santa luzia, colônia, camomila, assa peixe, aguapé;

Iansã: 

Erva santa, umbaúba, folhas de bambu, folha de fogo, capeba, perientária, bredo sem espinho, malmequer branco, dormideira, espada de santa bárbara, flores amarelas ou coral, dracena, papoula, gerânio, erva de passarinho, erva tostão, guiné, jaborandi, louro, malva rosa, nega mina, peregum, pinhão roxo;

Nanã:

 Alfavaca roxa, assa peixe, avenca, cana do brejo, capeba, cedrinho, cipreste, erva de passarinho, jarrinha, manacá, Maria preta, mutamba, quaresmeira, rama de leite;

Omolu/Obaluaê:  

Zínia, folhas de laranja lima, folhas de milho, barba de velho, vassoura preta, velame, sete sangrias, sabugueiro, musgo, manjerona, mamona, espinheira santa, carobinha do campo, assa peixe;

Exu: 

Abranda fogo, mamona, carqueja, picão preto, unha de gato, arruda, comigo ninguém pode, arrebenta cavalo, azevinho, bardana, beladona, cactus, cana de açúcar, cansação, catingueira, corredeira, figueira preta, folha da fortuna, garra do diabo, mangueira, pau d’alho, pau santo, pimenta da costa, pinhão roxo, urtiga, chorão;
 
 
BANHOS DE ERVAS

Arnica – afasta a negatividade
Abre Caminho – novas forças
Alecrim – clareza mental
Arruda – proteção
Anis Estrelado – aumenta a auto-estima
Água-de-arroz – calmante
Alfazema – mudança
Camomila – limpeza (bactericida)
Canela – limpeza, força e prosperidade
Cravo da Índia – estimulante
Erva doce – boas energias
Espada de São Jorge – proteção
Folhas de Manga – prosperidade
Folhas de Louro – prosperidade
Fumo – proteção
Flor de sabugueiro – calmante
Guiné – proteção e força
Girassol (sementes) – acelera as mudanças
Hortelã – aceitação
Levante – força, melhorar a auto-estima
Losna – corta a negatividade (raivas)
Macela – calmante (bom para insônia)
Manjericão – equilíbrio, renova as células do organismo
Pitanga (folhas) – melhora a circulação
Rosas brancas – limpeza
Rosas vermelhas – energia

Atenção: 
Antes de tomar qualquer um banho de erva ou usar para fins medicinais
 consulte um Guia ou pai de de Santo.

Homenagem a Maria Mulambo da Estrada




JOGA FLORES NO CAMINHO
NÃO ME DEIXA ANDAR SOZINHO,
NESSE MUNDO DE MEU DEUS... (2x)


VOCÊ QUE É UMA RAINHA,
MAS DEIXO TUDO O QUE TINHA
PRA VIVER COM OS PLEBEUS... (2x)


LINDA, FORMOSA E VAIDOSA,
TRAZ NO CABELO UMA ROSA,
QUE ALGUÉM LHE OFERECEU.


MORENA, QUEM ME CONTEOU FOI UM JONGO,
VOCÊ É MARIA DE JOBE, MAS PARA NÓS TU ÉS MULAMBO.
Ô ABRE A RODA, DEIXA ELA DANÇAR,
ELA É MARIA MULAMBO AQUI E EM QUALQUER LUGAR. (2x)

 

terça-feira, 11 de março de 2014

Pensamentos que fazem ser quem eu sou.


Eu não me importo com o que os outros pensam sobre o que eu faço,
mas eu me importo muito com o que eu penso sobre o que eu faço,
meus atos minhas decisões minhas atitudes com o próximo em fazer o bem sem ver a quem.
Eu aprendi com a vida que não devemos julgar as,
pessoas pela religião , pela cor da pele, pela sua opção sexual e etc... eu apenas a respeito pelo simples detalhe, que não e religião cor de pele ou opção sexual que faz caráter de uma pessoa sim atitudes.
Não sou melhor nem pior que ninguém, tenho defeitos e qualidades como qualquer ser humano, afinal, eu sou um também, e não gosto que brinquem com meus sentimentos, pois sou capaz de despertar outros sentimentos. Vejo a vida como um livro, onde somos capazes de escrever cada capítulo como quiser, tudo só depende de nós. Tenho sonhos, na qual é o que me incentiva a viver, tenho conquistas e derrotas, mas sei que sou capaz de superar tudo, pois sempre há seus altos e baixos. Já amei pessoas que me decepcionaram, já decepcionei pessoas que me amaram, mas sempre há tempo de aprender ser melhor e reconhecer os erros.

Uma coisa é você ESTA no caminho certo,
outra é ACHAR que seu caminho é o único!